Ibovespa em alta: Vale e Petrobras lideram este aumento, enquanto Casas Bahia enfrenta queda após oferta de ações
O Ibovespa teve um aumento hoje, marcando o quarto dia consecutivo de ganhos. As ações da Vale e da Petrobras foram os principais impulsionadores desse movimento, impulsionados pelo aumento nos preços do minério de ferro e do petróleo no mercado internacional. No entanto, as ações do Grupo Casas Bahia caíram depois de definirem o preço da oferta de ações.
O índice subiu 0,86%, atingindo 119.186,43 pontos, com um pico de 119.315,82 pontos durante o dia. O volume financeiro negociado atingiu 6,4 bilhões de reais, e é importante notar que isso ocorreu um dia antes do vencimento das opções sobre ações.
As ações da Vale tiveram um aumento de 3,9%, atingindo 69,99 reais, em resposta ao aumento contínuo nos futuros do minério de ferro na Ásia. Além disso, analistas do JPMorgan revisaram suas previsões de preços para a commodity, bem como seus alvos de preço para as ações da Vale e outras empresas do setor.
A Petrobras também teve um aumento de 1,63%, alcançando 33,57 reais, beneficiada pelo aumento nos preços do petróleo no mercado internacional. A empresa também iniciou o processo de licenciamento ambiental para 23 gigawatts de parques de energia eólica offshore na costa brasileira, um movimento que se alinha com seus planos de descarbonização e a coloca como líder no país em projetos de geração renovável.
Por outro lado, as ações do Grupo Casas Bahia tiveram uma queda significativa de 21,62%, chegando a 0,87 real, com um ponto mais baixo de 0,76 real durante o dia. Isso ocorreu após a venda de ações a 0,80 real por papel em um follow-on. Além disso, preocupações com uma possível antecipação de dívida e o receio de que investidores desistissem da oferta de ações também exerceram pressão sobre as ações. No mesmo setor, o Magazine Luiza registrou uma queda de 0,38%, chegando a 2,61 reais.