Possíveis datas de pagamento de dividendos em ações e fundos imobiliários
Os dividendos de fundo imobiliário (FIIs) e de ações referem-se aos pagamentos periódicos feitos aos investidores desses instrumentos financeiros. No entanto, a natureza e a origem desses dividendos são diferentes.
Dividendos de Ações tem origem das empresas que emitem ações e podem pagar dividendos aos acionistas como uma parte dos lucros obtidos pela empresas já os FIIs investem em ativos imobiliários, como prédios comerciais, shoppings, galpões industriais, ou outros empreendimentos do setor imobiliário.
Mas já se perguntaram como saber a data do pagamento? Se sim, bora lá!
Sabe, antes de tudo, é importante entender a diferença entre ações e fundos imobiliários. Os fundos imobiliários costumam pagar dividendos mensalmente, enquanto as ações raramente fazem isso. A maioria das ações distribui dividendos de forma irregular, sem um padrão definido. A razão para isso é que, legalmente, os fundos imobiliários são obrigados a distribuir 95% dos seus lucros aos investidores, enquanto as ações têm uma obrigação mínima de 25% aos acionistas.
Mas olha, existe um truque para ter uma ideia de quando vai receber os dividendos na sua conta. Vamos falar sobre isso agora. Para os fundos imobiliários, você pode usar o site Status Invest Basta inserir o código do fundo imobiliário na barra de pesquisa e descer até a seção de dividendos e lá você vai encontrar as datas possíveis de pagamento.
Quanto às ações, o site Status Invet também pode te ajudar. Você pesquisa o código da ação e procura pelo “mapa de calor dos proventos” no site. Esse mapa mostra as melhores combinações e os possíveis meses em que as ações devem realizar o pagamento. Legal, né?
Estar ciente dessas informações contribui para uma gestão financeira mais eficiente e ajuda a tomar decisões informadas em relação aos seus portfólios.